Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Tudo o que você precisa saber sobre rotina de beleza em viagens

Os cuidados com a beleza acompanham a mulher por onde quer que ela vá. Faça chuva ou faça sol, quando o assunto são cuidados estéticos em viagens, é preciso considerar os prós e contras de cada clima.

Se o destino for Trancoso, no litoral da Bahia, é fundamental proteger os cabelos contra os raios ultravioleta (UV), já que a região é quente e úmida. Mas, se o plano for esquiar em Aspen, nos Estados Unidos, é essencial tomar alguns cuidados para não ressecar a pele, devido às temperaturas negativas e aos banhos muitos quentes.

Para cada região ou clima, há recomendações para que o organismo, os cabelos e a pele se adaptem melhor. Por isso, reunimos dicas certeiras para manter a rotina de beleza durante as viagens e adequá-las conforme a sensação climática e a temperatura do destino escolhido. Confira!

Destinos quentes

O sol é a estrela principal do show quando nos referimos às férias de verão! Ele faz toda diferença, não é mesmo? Mas, em excesso, pode se tornar um grande vilão para a saúde da pele e dos cabelos. Veja as dicas!

Cabelos

  • Quando for à praia ou piscina, mude o lado que costuma dividir os fios normalmente. Deste modo, o tempo que o couro cabeludo fica exposto aos raios solares diminui, evitando queimaduras e ardência.
  • Como sabemos, o sol e o cloro podem fazer mal às madeixas. Portanto, antes de ir à piscina ou banhar-se no mar, molhe os fios com água doce. Seu cabelo vai absorver água rica em nutrientes e menos substâncias nocivas.
  • Blinde os fios com protetor solar. Existem produtos que ajudam proteger os cabelos, como sprays que contêm proteção UV. Eles hidratam e podem ser aplicados várias vezes ao dia.
cuidado com cabelos no verão

Para passar por um longo período exposta diretamente ao sol, use apetrechos, como lenços, chapéus e bandanas. Os acessórios garantem uma proteção maximizada.

  • Produtos à base de óleos essenciais proporcionam maciez, mas cuidado! Nem todos suportam a exposição ao sol. Óleos que não contêm proteção UV podem fritar, literalmente, seus fios. Antes de usar, observe se há essa informação na embalagem.
  • Alguns penteados ajudam proteger os cabelos. O mais usado nas praias é o coque, mas as tranças também preservam os fios e adicionam um ar fashionista.

Pele

  • Para conquistar uma pele bonita e hidratada no verão é preciso beber muita água e, principalmente, fazer uso do protetor solar na rotina de beleza.
  • Adquira um produto para o rosto e outro para corpo, uma vez que eles possuem fórmulas e consistências diferentes. Atente-se as informações da embalagem, principalmente se a sua pele for oleosa.
  • A exposição ao sol feita da maneira correta pode causar efeito anti-inflamatório e “secar” acnes, porém o calor e o sol em excesso estimulam as glândulas sebáceas, contribuindo para o surgimento delas.
como cuidar da pele

Crie uma rotina diária de cuidados com a pele, como limpar, tonificar e hidratar. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia (manhã e noite).

  • Após um longo dia exposta aos raios UV, utilize gel hidratante pós-sol. Além de refrescante, o produto ajuda a restaurar a pele agredida.
  • Remova toda a água salgada do corpo, mas evite tomar banhos muito quentes.
  • Hidrate todo corpo, inclusive os pés.
  • O destino escolhido pode ter mosquitos e outros insetos que transmitem doenças, por isso não esqueça do repelente.
  • Os lábios são sensíveis e também sofrem com altas temperaturas. Use protetor labial ou batom com proteção UV.
  • Esfolie o corpo pelo menos uma vez por semana. Este procedimento elimina as células mortas da pele que causam ressecamento e remove as impurezas, melhorando a respiração cutânea.

Maquiagem

  • Viajar requer organização e planejamento. São tantos produtos disponíveis no mercado que é necessário selecionar bem e analisar o que realmente vale a pena levar para não carregar itens desnecessários que pesam na mala. Vamos às dicas!
  • Para destinos quentes, você pode substituir o protetor solar comum por produtos que já contêm cor. Algumas marcas de pó compacto e base possuem proteção UV, garantindo uma camada completa de proteção.
  • Aposte em blush com tons de bronze para inserir um ar corado à pele. Assim como o blush, o iluminador também agrega aparência saudável.
  • Dê preferência para máscara de cílios e delineador à prova d’água.

Destinos frios

O inverno é considerado por muitos a estação mais chique do ano. No entanto, a combinação de umidade do ar e baixas temperaturas nem sempre é favorável à beleza. Se você escolheu um destino gelado para passar as férias, confira algumas dicas para manter a rotina de beleza mesmo em um clima diferente do que está acostumada.

Cabelos

  • O principal vilão da estação é o banho excessivamente quente. A água pode remover o sebo natural que o couro cabeludo produz, fazendo com que a oleosidade não percorra todo o fio.
  • Em alguns casos, a água quente – que remove o sebo natural -, faz com que o organismo entenda que há uma baixa produção sebácea e intensifica o processo, tomando efeito contrário, deixando os cabelos com oleosidade excessiva.
  • O cabelo sem oleosidade natural torna-se fraco, quebradiço e com frizz. Para cabelos secos, água quente contribui para a abertura das cutículas e o ressecamento dos fios. Já para os mistos e oleosos, o resultado será um cabelo sem movimento.
  • É recomendado lavar os fios com água morna, em aproximadamente 23 graus, e usar produtos específicos para seu tipo de cabelo. Finalize com óleos hidratantes ou cremes para pentear.
  • Você vai secar o cabelo com secador? Se a resposta for sim, tenha na mala um leave-in que contenha um bom protetor térmico para proteger os fios das altas temperaturas.

Pele

  • O clima frio pode formar lesões na pele, já que em locais mais altos a proteção da atmosfera é menor. Por isso, não esqueça do protetor solar.
  • A água quente, abordada no tópico sobre cabelos, também é prejudicial à pele, diminuindo a produção natural do sebo e, consequentemente, ocasionando ressecamento da derme.

Estações de esqui têm, aproximadamente, 20% mais radiações UV do que as praias. Neste cenário, é extremamente importante proteger a pele com protetor solar, cachecol e óculos.

  • No banho, use sabonetes hidratantes. Dê preferência aos líquidos. Não use buchas, pois elas podem agredir a pele no inverno. Lave o corpo fazendo movimentos leves e circulares com as palmas das mãos.
  • Hidrate a face com águas micelares e termais. Outros produtos podem ajudar na hidratação. Porém, quem tem pele oleosa deve usar com ponderação, visto que alguns cremes estimulam as glândulas sebáceas. Para evitar, dê preferência para cremes específicos para sua pele.
  • Não esqueça dos lábios! Eles ressecam, racham e queimam com muita facilidade no inverno. Por onde você for, leve o hidratante labial que contém proteção UV. Nunca é demais hidratar.
  • Muitas vezes esquecemos de cuidar dos pés. Eles também racham com facilidade no frio. Uma dica que não atrapalha o passeio é hidratar na hora de dormir. Passe creme nos pés e, para maximizar os efeitos, durma de meia.

Maquiagem

  • Em destinos frios, opte por uma base com acabamento aveludado. Elas possuem alta cobertura e hidratam a pele. Quem tem pele mista ou seca, deve evitar pó compacto ou usar com moderação, aplicando apenas na zona T (testa, nariz e queixo).
  • Antes de aplicar a base, hidrate a pele com produtos específicos para o rosto.
  • Evite o blush em pó, pois ele pode aumentar o aspecto de pele seca. A mesma dica serve para iluminadores. Prefira produtos cremosos.

Como transportar itens de beleza na mala?

Uma das preocupações que vem à tona na hora de viajar é como transportar cosméticos na mala. Para evitar vazamentos dos produtos líquidos, o mais indicado é vedar as embalagens. Para isso, coloque um papel plástico entre a tampa e o recipiente e rosqueie.

Para produtos com frascos de vidro, envolva-os com plástico bolha ou filme para evitar acidentes durante o trajeto. No caso das maquiagens, separe as líquidas, como base, batom e o rímel, em embalagens vedadas com fecho ziplock. Já as makes em pó, como sombras, iluminador e blush, devem ser transportadas em uma necessaire separadamente dos cosméticos, junto com os pincéis, batons e o lápis.

Quais as regras para levar make em viagem de avião?

Em viagens de avião, é preciso se atentar às restrições, já que alguns objetos não podem ser transportados na bagagem de mão. Portanto, é essencial consultar as regras de cada companhia aérea.

Em voos nacionais, é permitido transportar produtos líquidos de higiene pessoal. No geral, cada passageiro pode carregar dois litros e os frascos não podem conter mais que 100 ml.

O mesmo ocorre em voos internacionais. Os líquidos são permitidos somente em frascos de, no máximo, 100 ml, guardados em embalagens plásticas seladas transparentes de dimensões até 20×20 cm.

Já os produtos líquidos adquiridos em free shops podem exceder esses limites, porém também devem ser transportados em embalagens transparentes totalmente vedadas e com o recibo de compra à mostra, cuja data deve ser a mesma do início do voo.

Não é permitido carregar na bagagem de mão qualquer objeto cortante, como tesoura, alicate, lâminas de barbear, entre outros. O peso da mala em voos nacionais não pode exceder 5 kg. Já em viagens internacionais, o peso permitido aumenta para 8 a 10 kg.

Gostou dessas dicas? Faça o download gratuito desse conteúdo clicando no link e acesse o material bônus que preparamos para você – um checklist de mala de mão para viagens!

rotina de beleza em viagens - cuidados com a pele e cabelos

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio