Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

10 coisas que você precisa saber sobre rotina de beleza

Uma rotina de beleza estruturada de acordo com suas necessidades garante uma pele bonita e saudável. Mas, para chegar nesse resultado, é preciso adotar algumas práticas e torná-las um hábito no dia a dia.

Ainda que muitas pessoas pensem que a solução é investir em produtos caros e tratamentos milagrosos, conhecer um pouco mais sobre essa rotina pode ser esclarecedor. Por esse motivo, listamos dez coisas que você precisa saber sobre rotina de beleza. Confira!

1. Cuidar da pele é essencial

Além de ajudar a fixar a maquiagem, uma pele bem cuidada garante uma produção com melhores resultados. Portanto, é necessário tirar alguns minutos do dia para limpar, esfoliar, tonificar e hidratar a pele, prevenindo-a do envelhecimento precoce. O protetor solar também é indispensável e deve ser usado diariamente, seja em creme, spray ou pó.

2. Alimentação saudável é uma grande aliada

O que ingerimos influencia diretamente nosso organismo, refletindo na saúde de pele, cabelos, unhas e mais. Alguns alimentos, principalmente os industrializados e os com excesso de gordura, podem prejudicar a derme, resultando em flacidez, manchas e celulite.

Por outro lado, outras comidas contêm substâncias e nutrientes que ajudam a “limpar” a pele, como abacate, sementes, peixes, cenoura, pimentões vermelhos, uvas, batata doce, entre outros.

Rica em vitamina C, a laranja é um alimento antioxidante e rejuvenescedor, que combate os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Foto: Noah Buscher.

3. O segredo é conhecer o seu tipo de pele

O tipo de pele é determinado pela genética e pelos fatores internos e externos que podem influenciar seu estado. Ainda que o clima, a poluição e os medicamentos ajam diretamente na derme, é imprescindível conhecer seu tipo de pele, o que irá determinar a rotina e os produtos mais indicados.

Para isso, é recomendado consultar um dermatologista, que irá avaliar a cútis, especificar o tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista) e orientar o que deve conter na sua rotina de beleza.

4. A água hidrata naturalmente a pele

Assim como os alimentos que ingerimos, a água tem influência direta em nosso organismo. Ao contrário de cremes e sabonetes hidratantes, também essenciais em uma rotina de beleza, ela limpa e hidrata as camadas internas da pele, removendo as toxinas das células cutâneas.

Além disso, os produtos agem melhor quando aplicados em uma pele hidratada naturalmente, que não apresenta toxinas e ressecamentos.

5. Alguns produtos devem estar sempre disponíveis

Seja no trabalho, em viagens ou em casa, é essencial que os produtos importantes para o tratamento da rotina de beleza estejam sempre à mão. Sabonete, creme hidratante, protetor solar e primer, utilizado antes da maquiagem, por exemplo, são itens que irão proteger a pele de microorganismos que causam infecções e alergias.

O creme ou gel hidratante, usado para proteger e acalmar a derme, deve ser específico para o tipo de pele e parte do corpo. Foto: Rawpixel.

6. Máscaras potencializam os efeitos

Aplicar máscaras faciais semanalmente é contribuir com os procedimentos da rotina de beleza. Hoje, existem diversos tipos disponíveis no mercado, com rápido poder de ação, para diferentes tipos de pele, idades e com distintas funções.

Diminuir a oleosidade, iluminar e rejuvenescer a pele são algumas das opções para quem deseja turbinar os cuidados com o rosto. Portanto, aposte em máscaras prontas ou caseiras, com abacate e óleo de coco, mas esteja sempre atenta aos princípios ativos que serão aplicados na pele.

7. Conferir a validade evita problemas dermatológicos

É imprescindível se atentar à data de validade de cada item utilizado durante o cronograma de beleza. Os produtos líquidos, como as máscaras de cílios, normalmente possuem um menor tempo de uso, com validade de 3 a 6 meses. A Sociedade Brasileira de Dermatologia fornece orientações gerais sobre o prazo de validade para cada tipo de produto.

Por estarem em contato direto com a pele, os artigos vencidos – até mesmo os de marcas renomadas – podem causar alergias e infecções na derme. Portanto, confira a validade e fique de olho na textura, já que com o tempo pode ocorrer a separação das substâncias do produto.

8. O cronograma influencia o resultado

Uma rotina de beleza inclui diversos tipos de cuidados, seja com pele, pelos, cabelos e unhas. Algumas das práticas devem ser diárias, como a limpeza, tonificação e hidratação da pele. Outras, como a esfoliação facial e a reconstrução dos cabelos, podem variar de uma semana para quinze dias, de acordo com seu tipo de pele.

Independentemente de qual for o cronograma estabelecido pelo dermatologista, é essencial seguir cada passo com afinco. Somente dessa maneira será possível alcançar ótimos resultados. E não esqueça: relaxar também é fundamental!

9. Protetor solar sempre!

Ainda que você passe o dia longe da exposição ao sol, ou em locais nublados com temperaturas baixas, é essencial que sua pele esteja protegida dos raios solares nocivos (RUV). Portanto, invista em protetores solares faciais e corporais específicos para o seu tipo de pele.

Alguns possuem princípios anti-idade e outras funcionalidades que podem contribuir com o objetivo da rotina de beleza. Base e pó facial que contêm FPS (fator de protetor solar) alto também são ótimos aliados para o dia a dia.

10. Produtos multifuncionais garantem praticidade

Ganhar tempo e economizar espaço na necessaire são algumas das vantagens de optar por produtos multifuncionais. Sabonetes que limpam e tonificam, bases que adicionam cor, hidratam e protegem do sol, por exemplo, são ótimos investimentos para quem possui um dia a dia corrido, mas tem compromisso com a beleza e saúde da pele!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio