Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Bonita e saudável: 7 dicas para controlar a oleosidade da pele

A pele oleosa tem como característica principal a produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas. Normalmente, apresenta brilho excessivo, poros dilatados e acne, causando incômodo e desconforto em grande parte da população brasileira.

São muitas as causas da pele oleosa, que vão desde a alimentação à exposição ao sol. Independentemente dos fatores, é imprescindível redobrar a atenção para esse tipo de cútis, adotando uma rotina de limpeza e utilizando produtos específicos para a pele oleosa.

Neste post, reunimos sete dicas que vão te ajudar a controlar a oleosidade da pele. Confira!

1. Evite tomar banho em água quente

A água quente remove a oleosidade natural da pele, fazendo com que o organismo produza mais sebo. Além disso, dê preferência para sabonetes específicos para seu tipo de pele: o ideal é ter um para o corpo e outro para o rosto.

Evitar tomar banho de água quente

2. Invista em produtos desenvolvidos para pele oleosa

Seja para a produção de maquiagens ou na rotina de limpeza, a dica é sempre optar por produtos específicos para a pele oleosa. Somente assim, é possível retirar e diminuir a produção de sebo, principalmente na região “T”, composta por testa, nariz e queixo.

Além de tratar o acne e acentuar os poros dilatados, os produtos para pele oleosa são indicados para o uso diário. As maquiagens com efeito matte, por exemplo, oferecem um acabamento mais seco e de longa duração.

3. Hidrate a pele frequentemente

Ao contrário do que diz o mito, a pele oleosa também deve ser hidratada. Isso porque, quando a face está ressecada, o mecanismo natural estimula a produção de sebo para equilibrar a região. Além disso, a hidratação cria uma barreira de proteção, evitando possíveis infecções e alergias.

Hidratação da pele

Portanto, para controlar a oleosidade da pele, dê preferência para os produtos que contenham ativos como zinco, sílica, argila, antioxidantes e alfa-hidroxiácidos. Opte também por cremes hidratantes oil free (sem óleo), com efeito matte e toque seco.

Leia também: 15 dicas para comprar maquiagem online

4. Utilize primer antes da maquiagem

O uso do primer é essencial para garantir um ótimo acabamento e fixação do make. Além de controlar a oleosidade da pele, o produto é usado também para fechar os poros e suavizar as linhas de expressão.

Os primers mais indicados para a pele oleosa são os desenvolvidos para esconder os poros dilatados e suavizar as marcas da face, criando um disfarce óptico.

5. Tenha uma alimentação balanceada

Ingerir alimentos que contém carboidratos refinados – como pães, macarrão e doces – pode influenciar na oleosidade da pele. Isso porque, esses nutrientes elevam os níveis de açúcar no sangue, estimulando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Portanto, dê preferência para alimentos que apresentem vitamina A, C, E, zinco, selênio e ômega 3, como castanhas, cenouras, brócolis, espinafre, batata-doce, abacate, peixes, ovos, entre outros.

6. Tenha uma rotina de cuidados com a pele

Para combater a oleosidade e evitar o surgimento de espinhas e cravos, é importante seguir uma rotina de cuidados: de manhã, lave o rosto com um sabonete (em barra ou gel) específico para a pele oleosa. Antes de sair de casa, utilize filtro solar facial com FPS 30.

Cuidados com a pele

Durante a tarde, use uma loção adstringente para controlar a oleosidade e, depois, aplique um dermocosmético antiacne a fim de secar as espinhas e suavizar as manchas da pele. Antes de dormir, passe um creme hidratante, prevenindo o envelhecimento e ressecamento da cútis.

7. Use protetor solar diariamente

Além de proteger a pele dos raios UVA e UVB, o protetor solar também auxilia no controle de produção de óleo das glândulas sebáceas. Por isso, opte por produtos específicos para a pele oleosa, que irão controlar o brilho e a oleosidade excessiva.

As versões com cor são ótimas opções para quem dispensa o uso da base no dia a dia, já que protege e uniformiza o tom e textura da pele. Para obter um acabamento seco e com efeito matte, invista em protetores solares em pó, que irão preencher os poros e prevenir o envelhecimento da pele.

Gostou das dicas? Para te ajudar com os cuidados com a pele, desenvolvemos um Guia de rotina de beleza em viagens. Clique no banner e baixe gratuitamente!

Guia de rotina de beleza para viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio