Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Saiba como limpar os pincéis e esponjas de maquiagem

A maquiagem está tão presente em nossas vidas que é comum se esquecer que ela demanda alguns cuidados recorrentes. Por entrar em contato direto com a pele, pincéis e esponjas precisam ser higienizados com frequência, conservando as cerdas e evitando a proliferação de bactérias.

Além disso, usar acessórios sujos pode alterar a cor e textura do make, atrapalhando toda a produção. Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como limpar os pincéis e esponjas de maquiagem. Confira!

Como limpar pincéis e esponjas de maquiagem?

Há várias formas de fazer a higienização dos aplicadores de maquiagem. Seja com shampoos neutros, limpadores ou tapetes de borracha, o importante é realizar essa limpeza pelo menos a cada quinze dias. Veja algumas formas:

  • Água e shampoo neutro

O método mais comum para limpar os aplicadores é utilizar água corrente e shampoo neutro, que possui um pH balanceado e não irá danificar as cerdas. O primeiro passo é aplicar um pouco de shampoo e esfregar o pincel sutilmente na palma da mão.

como limpar os pincéis e esponjas de maquiagem

Deixe o pincel inclinado para não estragar o cabo e coloque-o de baixo da água corrente, esfregando-o na mão até que todos os resíduos e impurezas tenham sido retiradas. Depois, arrume as cerdas com delicadeza e deixe os pincéis secarem naturalmente, em cima de uma toalha ou papel.

  • Higienizadores e limpadores

Os produtos desenvolvidos especialmente para facilitar o dia a dia de quem não sabe como limpar os pincéis e esponjas de maquiagem são ótimas opções. Além de práticos e fáceis de usar, eles impedem o ressecamento das cerdas, sejam naturais ou sintéticas.

como limpar os pincéis e esponjas de maquiagem

Para preservar a maciez das cerdas, aplique o higienizador diretamente no pincel ou em um recipiente com água. Depois, esfregue o aplicador suavemente em um pedaço de papel toalha até que sumam os resíduos de maquiagem.

  • Tapetes de silicone

Os tapetes de borracha também são ideais para higienizar pincéis e esponjas. Por apresentar diferentes texturas e ranhuras, o item facilita bastante na hora da limpeza, retirando profundamente as impurezas das cerdas do pincel.

Normalmente, os tapetes apresentam ventosas que permitem que eles sejam fixados dentro da pia, favorecendo o enxágue com água corrente. Para usá-lo, basta aplicar um shampoo neutro e esfregar delicadamente o pincel ou esponja nas ranhuras do tapete.

  • Sabonete em barra

Outra alternativa para limpar as esponjas de maquiagem é utilizar sabonetes neutros em barra. Para isso, a dica é ir passando a esponja sutilmente no sabonete até que saia toda a sujeira.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre rotina de beleza

Esponja x pincel: qual o melhor aplicador?

Essa dúvida é recorrente tanto na hora de adquirir itens de maquiagem como no momento de produção. Porém, a verdade é que as esponjas e pincéis são mais indicadas para funções distintas.

Enquanto a esponja é prática e possibilita um acabamento básico, os pincéis são recomendados para uma finalização de make mais profissional. Outro fator importante dos pincéis é a vida útil, que acaba sendo maior do que a das esponjas.

Gostou das dicas? Acesse a loja virtual da Bella Nova, marca que reúne produtos nacionais e importados, e confira os melhores acessórios para maquiagem. Clique no banner e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio